METODOLOGIA
- Pré-produção – Formar as diretrizes da Mostra
- Seleção de filmes – Selecionar os filmes que serão exibidos na MIIA. Com o período
de inscrição entre o mês de maio e julho poderá participar longas e curtasmetragem
de todo o país. - Produção – Articular o contato com as equipes dos filmes selecionados, preparar o
texto para o guia do evento, produzir vinhetas de abertura para as sessões,
supervisionar a exposição, o bate-papo e a apresentação musical e coordenar todo
o processo de organização do Festival. - Arte gráfica – Através do texto produzido e dos filmes selecionados montar um guia
impresso para o público, preparar cartazes e acompanhar todo o processo gráfico. - Divulgação – Utilizando do mesmo conceito da arte gráfica preparar peças para
divulgar o festival nas redes sociais, escolas e em sites e jornais através de assessoria de imprensa. - Realização – três dias da Mostra no mês de outubro preferencialmente, na Casa de
Cultura Cidade Ademar, a ser inaugurada em 25 de janeiro.
3 dias de evento – de quinta a sábado
- Exibições de filme – 1º ao 3º dia de até 70 minutos :Curtas e curtinhas; Sessão
especial Pimpolhos (filmes e pilotos de série para crianças até 5 anos) e Longa
metragem. - Debate “O audiovisual e a criança brasileira” – 3º dia – com profissionais da cultura,
educação e comunidade. - Oficina “A magia do Cinema” – 1º ao 3º dia – voltado para adolescentes
- Encerramento – 3º dia – Exibição da produção realizada e show de encerramento
com artista local.
Além disso, articulamos uma experimentação online em parceria com a plataforma de
streaming TODESPLAY para ficar 15 dias. A mostra online será interativa, as crianças
poderão comentar sobre a mostra e enviar desenhos ou textos para serem incluídas na
plataforma. A mostra online amplia o acesso para um público nacional.
LOCAIS DE REALIZAÇÃO
Casa de Cultura Cidade Ademar
IMPACTO DA AÇÃO
A MIIA apresenta um impacto não somente no setor
produtivo cultural, mas na educação e na venda de
alimentos, como pipoca, principalmente no sábado, que
tem a programação voltada para a família. Em edições
anteriores fizemos uma parceria com pipoqueiros da
região para distribuição de pipoca na entrada do cinema.
Também estimulamos a realização de feiras de
artesanato durante o evento de sábado em parceria com
a prefeitura, trazendo um impacto ainda maior para a
cadeia produtiva cultural da cidade.
Já para a equipe participante do evento, contratamos
monitores culturais, geralmente palhaços e/ou brincantes
para acompanhar as crianças


PUBLICO ALVO
O público alvo principal do projeto é o infantil e o
adolescente. (De 3 a 16 anos)
Além das atividades para o publico infanto-juvenil
teremos debate voltado para educadores, e profissionais da cultura e demais adultos interessados Expectativa de público 1 mil pessoas e Publico online 500 pessoas
CONTRAPARTIDA E ACESSIBILIDADE
A Casa de Cultura Cidade Ademar possui infraestrutura disponíveis para cadeirantes e acesso que garanta a acessibilidade. Além disso, o evento propõe ter intérprete de libras durante todos os
dias. A seleção dos filmes terá como objetivo a paridade de gênero e raça e região do Brasil, contribuindo para uma melhor representação da diversidade do audiovisual e fortalecimento da auto-estima das crianças em vulnerabilidade social.
Estaremos disponilizando a programação para exibição no circuito
Spcine e Spcineplay
A seleção foi realizada por curadoria de Thais Scabio, curador convidado Rodrigo Eba! e com crianças convidadas para assistirem a primeira seleção realizada pelos curadores e escolherem os filmes que mais gostavam conforme suas idades. A partir da seleção das crianças, a seleção final para a mostra respeitou as representatividades regionais do Brasil, a paridade de gênero e raça/etnias e audiovisuais realizados por adultos e por crianças. Foram selecionados ao todo 20 filmes inscritos e alguns convidados, como a websérie “Grande Pequeninos” de Jair de Oliveira, os longas metragens “Peixonauta” e “Família Dionti”.
A princípio a proposta da MIIA é que fosse bienal, pelo número de produções infantojuvenis realizadas anualmente que é muito menor do que para outros públicos. Porém, em 2020 iríamos realizar o projeto pela lei rouanet, mas com a Pandemia resolvemos aguardar e não colocar em modo online visto que na época o online era recurso diário para as crianças e adolescentes. Entendemos que a potência de impacto é maior presencial na cidade onde a MIIA é realizada e com apoio do online como colaborador do fortalecimento do audiovisual infanto juvenil nacional e latino americano. É uma mostra que precisa continuar. Ela trouxe muitos benefícios não somente para nós que organizamos, participantes como para as cidades que participam. Com a Pandemia e sem recursos para o presencial não conseguimos continuar, entendemos ser de extrema importância sua continuidade e crescimento com as experiências adquiridas.